anticoncepcional,beleza, moda, saude, higiene, auto-estima, boa forma, dica dos famosos,nome das famosas,a pirula,vidas de artistas famosos,dia d comprimido

Home » Sa√ļde » D√ļvidas frequentes a respeito de AIDS, camisinha e sexo…PARTE I

 

D√ļvidas frequentes a respeito de AIDS, camisinha e sexo…PARTE I

01. O que é AIDS?
√Č um conjunto de infec√ß√Ķes e doen√ßas provocadas pelo v√≠rus HIV, que debilitam o sistema de defesa do corpo. Essas infec√ß√Ķes s√£o provocadas por: bact√©rias, fungos, bacilos e outros microorganismos.

02. Como se pega AIDS?
Fazendo sexo oral, sexo anal, com uso de seringa por mais de uma pessoa, com transfus√£o de sangue, de m√£e para seu filho durante a gravidez, no parto e amamentado, ou com instrumentos que furam ou cortam n√£o esterilizados.

03. Como n√£o se pega AIDS?
Pelo suor, beijo no rosto, aperto de m√£o ou abra√ßo, sabonete e toalha, talheres e copo, picada de inseto, assento de √īnibus ou qualquer outro, piscina, banheiros, doa√ß√£o de sangue, pelo ar.
04. Como se prevenir?
Em todas as rela√ß√Ķes sexuais, use sempre camisinha. Al√©m de prevenir contra a AIDS, evita a gravidez e outras doen√ßas como s√≠filis, gonorr√©ia, herpes, etc. N√£o compartilhe de agulhas e seringas com outras pessoas.

05. O que é HIV?
Sigla em ingl√™s que significa V√≠rus da Imunodefici√™ncia Humana. Quando o HIV penetra em um indiv√≠duo sadio, invade os Linf√≥citos, que s√£o c√©lulas especiais do sangue e que fazem parte do sistema imunol√≥gico. Esse sistema √© respons√°vel pela prote√ß√£o do corpo contra infec√ß√Ķes e doen√ßas. O HIV se reproduz nos linf√≥citos, fazendo com que o sistema imunol√≥gico fique debilitado, perdendo assim o poder de proteger o corpo. Isso possibilita que as infec√ß√Ķes e doen√ßas se manifestem. O organismo pessoa soropositiva ao HIV vai ficando cada vez mais debilitado, at√© chegar ao est√°gio de AIDS.

06. Transar com pessoas que tem AIDS pega?
Não, desde que essa transa seja uma transa segura, ou seja, uma transa com camisinha, pois a camisinha bem colocada e lubrificada é eficaz na prevenção da AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis.

07. Como fazer sexo seguro?
A prática do sexo seguro consiste em fazer sexo com responsabilidade, fazer sexo com camisinha, protegendo você e seu parceiro. Fazer sexo seguro/responsável quer dizer não ter filhos antes da hora. Isso é que é fazer sexo seguro.

08. Se o vírus é encontrado no sangue, como é que ele é transmitido pelo esperma e pelo líquido da mulher?
Não é o sangue, propriamente dito, que transmite o HIV, são os linfócitos(glóbulos brancos), que existem em grande quantidade no sangue, e que também são encontrados no esperma e no líquido da mulher.

09. O sexo oral tem mais perigo que o sexo anal? Por quê?
Houve uma pequena troca de lugares, o sexo oral n√£o √© mais perigoso que o anal. Muito pelo contrario: o sexo anal √© a pratica sexual mais arriscada para a contamina√ß√£o pelo HIV, porque a regi√£o √© bastante vascularizada (regi√£o com presen√ßa de muitos vasos sang√ľ√≠neos) √© uma regi√£o de grande poder de absor√ß√£o(reten√ß√£o de l√≠quidos). No local, sempre que h√° penetra√ß√£o, muitos vasos sang√ľ√≠neos se rompem, e o p√™nis tamb√©m fica com pequenas feridas (n√£o vistas a olho nu), podendo ocorrer √† contamina√ß√£o. No sexo oral, tamb√©m pode ocorrer a contamina√ß√£o.

10. Porque o sexo anal sangra?
Nem todas as vezes que a pessoa pratica o sexo anal vai sangrar. Quando isso acontece é porque foi feito de uma forma violenta e sem lubrificante. Isso é bastante perigoso, pois, caso a pessoa seja soropositiva ao HIV, fatalmente ela o transmitirá para outra pessoa.

11. Como se pega AIDS por sexo oral? Por que quando se beija não pega? Qual a diferença?
Já descrevemos anteriormente, como se pega AIDS por sexo oral e não se pega AIDS pelo beijo. Caso a pessoa seja soropositiva ao HIV, na saliva há uma quantidade muito pequena de vírus que não dá para contaminar ninguém.

12. Na relação entre dois homens se pega AIDS?
Não é a relação entre dois homens que faz a contaminação. Para haver essa contaminação é necessário que o HIV esteja presente, ou seja, um dos dois tem que ter o vírus, mas, caso algum dos dois tenha o vírus, eles podem, se relacionar sexualmente, desde que façam uso de camisinha (sexo seguro).

13. H√° o risco da camisinha falhar?
Sim, h√° o risco da camisinha falhar (estourar), desde que ela n√£o seja colocada corretamente e lubrificada. Toda
camisinha deve ser lubrificada com produtos à base de água e nunca, em hipótese alguma, com derivados de óleo.

14. O que significa o “coquetel”?
√Č o esquema de tratamento no qual voc√™ toma dois ou tr√™s medicamentos, sendo geralmente um ou dois do grupo dos inibidores da pr√≥tese juntamente com um ou dois do grupo dos inibidores da transcriptase reversa.

15. Como age o “coquetel” que auxilia no combate √† prolifera√ß√£o do v√≠rus da AIDS?
O t√£o famoso “coquetel” √© chamado assim por ser a combina√ß√£o (terapia combinada) de tr√™s drogas espec√≠ficas ao combate do HIV, e cada droga age de maneira diferenciada dentro do corpo humano.

16. Depois de muitos anos de namoro com relação sexual há perigo de pegar AIDS?
Sim, pois caso um dos parceiros “pule a cerca” e se contamine, h√° possibilidade de transmiss√£o ao seu parceiro de tantos anos. Nesse caso, o recomend√°vel √© um pacto de fidelidade e, caso n√£o seja poss√≠vel, que se fa√ßa uso da camisinha na “pulada da cerca”.

17. Pode-se pegar doenças (DST) na primeira transa, usando camisinha?
N√£o, desde que a camisinha n√£o se rompa, ou seja, se ela estiver bem colocada e bem lubrificada.

Fonte:http://www.gtp.org.br/duvidas.htm

« »

3 Comments to “D√ļvidas frequentes a respeito de AIDS, camisinha e sexo…PARTE I”

  • Ol√°, blogueira!

    A melhor preven√ß√£o √© a informa√ß√£o e usando a camisinha, todos curtem melhor a vida e sem preocupa√ß√£o. Homens e mulheres, de qualquer idade, orienta√ß√£o sexual ou classe social s√£o vulner√°veis ao v√≠rus HIV e a outras doen√ßas sexualmente transmiss√≠veis. Ajude a divulgar informa√ß√Ķes e conscientizar mais pessoas sobre as formas de cont√°gio e preven√ß√£o de doen√ßas sexualmente transmiss√≠veis, como o v√≠rus HIV. Conhe√ßa algumas das atuais campanhas contra o preconceito e de preven√ß√£o a DSTs do Minist√©rio da Sa√ļde. Ajude-nos a divulg√°-las. Vamos juntos conscientizar um n√ļmero maior de pessoas.
    Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre.
    Para mais informa√ß√Ķes: comunicacao@saude.gov.br, http://www.aids.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude.
    Atenciosamente,
    Minist√©rio da Sa√ļde

  • Ola,
    Obrigada pelo coment√°rio e pela visita

    Att
    semprefeminina

  • [...] D√ļvidas frequentes a respeito de AIDS, camisinha e sexo‚ĶPARTE I – Fazendo sexo oral, sexo anal, com uso de seringa por mais de uma pessoa, com transfus√£o de sangue, de m√£e para seu filho durante a gravidez, no parto e amamentado, ou com instrumentos que furam ou cortam n√£o esterilizados. … [...]

Post comment