anticoncepcional,beleza, moda, saude, higiene, auto-estima, boa forma, dica dos famosos,nome das famosas,a pirula,vidas de artistas famosos,dia d comprimido

Home » Anticoncepcional » P√≠lulas de alta, baixa e ultra-baixa dose

 

Pílulas de alta, baixa e ultra-baixa dose

2dbfa22fe315e7261Primeira Geração: alta dose

A p√≠lula anticoncepcional surgiu no in√≠cio da d√©cada de 60, nos Estados Unidos. As primeiras p√≠lulas comercializadas, apesar de eficazes, possu√≠am altas doses de horm√īnios, chegando a conter at√© 150 mcg de estrog√™nio.

Estes horm√īnios, em altas doses, provocavam efeitos colaterais indesej√°veis que, al√©m de respons√°veis por um elevado √≠ndice de abandono de uso pelas pacientes, provocavam altera√ß√Ķes clinicamente importantes.

Desde ent√£o, v√°rias pesquisas t√™m sido feitas em uma tentativa de minimizar a dose dos horm√īnios, visando diminuir riscos, manter a efic√°cia anticoncepcional e melhorar a qualidade de vida das usu√°rias.

Seguindo essa linha, o que se tem conseguido √© diminuir significativamente a dosagem de um dos horm√īnios presentes nos anticoncepcionais, que √© o estrog√™nio.

Segunda Gera√ß√£o ‚Äď baixa dose e baix√≠ssima dose

A partir de 1965, as doses de estrog√™nio j√° atingiram 50 mcg (p√≠lulas de ‚Äúsegunda gera√ß√£o‚ÄĚ) e em 1975 j√° se dispunha de p√≠lulas com dosagem de estrog√™nio de 30 mcg (p√≠lulas de ‚Äúterceira gera√ß√£o‚ÄĚ).

Em 1995, foram lançadas as pílulas que continham 20 mcg (etinilestradiol) de estrogênio.

Em 2002 foi lan√ßada a primeira p√≠lula de ‚Äúultra-baixa dose‚ÄĚ, (terceira gera√ß√£o) ‚Äď- onde tem-se apenas 15 mcg de estrog√™nio. √Č a evolu√ß√£o mais atual das p√≠lulas anticoncepcionais por ter a menor dosagem dispon√≠vel de estrog√™nio com efic√°cia contraceptiva compar√°vel √†s dosagens maiores, por√©m com menores efeitos colaterais indesej√°veis.

A diminuição da dose da progesterona, assim como o desenvolvimento de novos componentes progestagênicos, também têm contribuído para a diminuição dos efeitos colaterais das pílulas sem alterar a eficácia das mesmas.

O mínimo e o essencial para o CONHECIMENTO: a terceira geração

A grande EVOLUÇÃO com relação à progesterona foi o desenvolvimento de compostos mais potentes que permitiam que se usassem doses mais baixas desse componente.

Dessa forma, foram sintetizados os progestag√™nios de ‚Äúterceira gera√ß√£o‚ÄĚ, derivados do norgestrel: gestodeno e desogestrel.

A Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde estabeleceu em 1978 que ‚Äúseria aconselh√°vel utilizar-se a menor dose poss√≠vel eficaz e aceit√°vel de prepara√ß√Ķes contraceptivas hormonais a fim de minimizar quaisquer riscos potenciais‚ÄĚ. Continuaram-se ent√£o os esfor√ßos para se chegar √† p√≠lula mais pr√≥xima da ideal, ou seja, com dosagens hormonais m√≠nimas, mas eficazes.

Atualmente foram lan√ßados os contraceptivos de ‚Äúultra-baixa dose‚ÄĚ que possuem 15 mcg de estrog√™nio e 60 mcg de progesterona (gestodeno: composto progestag√™nico j√° em uso desde 1987 e que continua, pela sua pot√™ncia e seguran√ßa, sendo largamente empregado para fins contraceptivos).

P√≠lulas de ‚ÄúUltra-baixa Dose‚ÄĚ

1 – O que s√£o?

A nova classe de p√≠lulas anticoncepcionais de ‚Äúultra-baixa dose‚ÄĚ possui na formula√ß√£o de cada comprimido 15 mcg de etinilestradiol (componente estrog√™nico) e 60 mcg de gestodeno (componente progestag√™nico). Isso representa uma redu√ß√£o de 25% na dosagem do estrog√™nio e de 20% na dosagem do progestag√™nio, quando comparado com a gera√ß√£o anterior de p√≠lulas (20 mcg de estrog√™nio e 75 mcg de progestag√™nio).

2 – S√£o seguras?

A RESPOSTA √© SIM. Com todas essas redu√ß√Ķes na dose, a primeira pergunta que fazemos √© se a seguran√ßa esta sendo mantida: SIM. V√°rios estudos foram realizados e compara√ß√Ķes entre os anticoncepcionais de ‚Äúultra-baixa dose‚ÄĚ e os j√° utilizados h√° muito tempo mostraram por m√©todos cient√≠ficos a mesma efic√°cia entre eles.

3 РQuais os benefícios?

Todas essas mudanças não buscam apenas diminuir as dosagens hormonais. Elas trazem a manutenção da anticoncepção e, principalmente, tentam eliminar Рou ao menos reduzir Рos efeitos colaterais. Com isso, é possível aumentar a aceitação e a manutenção do tratamento e oferecer benefícios que ajudam a promover melhor qualidade de vida:

- efeito praticamente neutro sobre o peso;

- Bom controle de ciclo: a diminuição do intervalo de tomada dos comprimidos promove um melhor controle sobre o ovário, não permitindo que este forme folículos no período entre as cartelas. Isso reduz o risco de algumas mulheres formarem óvulos e eventualmente apresentarem ovulação. Ao mesmo tempo, observa-se melhor controle sobre a formação de cistos ovarianos funcionais;

- diminui√ß√£o dos sintomas pr√©-menstruais: efeito observado pelo menor intervalo entre as cartelas, que permite pequena varia√ß√£o hormonal. Isso poder√° trazer diminui√ß√£o das sensa√ß√Ķes relacionadas a essas varia√ß√Ķes, podendo melhorar os sintomas de dor de cabe√ßa, n√°useas, altera√ß√Ķes de humor e dor nas mamas no per√≠odo pr√©-menstrual.

4 – Como tomar?

O que mais chama a aten√ß√£o quanto ao uso dessas p√≠lulas de ‚Äúultra-baixa dose‚ÄĚ √© a mudan√ßa na forma de se tomar. Nesse novo anticoncepcional os comprimidos s√£o tomados continuamente por 24 dias e o intervalo entre as cartelas √© de apenas 4 dias (regime sequencial).

5 – Por que 24 comprimidos e n√£o 21?

Durante o maior intervalo sem comprimidos, seu organismo pode aumentar os n√≠veis de horm√īnios produzidos, o que poderia propiciar a ovula√ß√£o e, dessa forma, um maior risco de gravidez.

A diminui√ß√£o desse intervalo, al√©m de evitar esquecimentos, permite que as p√≠lulas de ultra-baixa dose contenham menor dosagem hormonal distribu√≠da por um maior n√ļmero de dias.

Isso diminui a variação hormonal (responsável também por efeitos colaterais) que poderia propiciar a ovulação. Portanto, este esquema de dosagem possibilita que a pílula de ultra-baixa dose tenha a mesma eficácia contraceptiva das pílulas clássicas.

« »

23 Comments to “P√≠lulas de alta, baixa e ultra-baixa dose”

  • As p√≠lulas de alta dose de horm√īnios causavam muito AVC nas mulheres.

  • Gostei da informa√ß√£o e gostaria de saber sobre a p√≠lula sem intervalo.

    Tenho 33 anos e tr√™s filhos, sofro com TPM por no m√≠nimo 10 dias no m√™s, dores fortes no corpo principalmente seios e bra√ßos, incha√ßo, humor alterado etc…
    Tenho ainda que ag√ľentar mais 6 a 8 dias de menstrua√ß√£o recheada com muita c√≥lica fluxo alto e outros brindes nada agrad√°veis.
    Nunca tomei p√≠lula, mas pra resolver meu sofrimento mensal estou pensando no assunto e queria mais informa√ß√Ķes.
    Tentei algumas vezes com ajuda do meu endocrinologista mais vomitava muito e acabava desistindo antes do fim do m√™s, mas, com a redu√ß√£o do horm√īnio quem sabe eu consiga.

    Desde já agradeço a atenção
    Luciana

  • Gostaria de saber nomes comerciais de contracptivos de ultra dose baixa.
    Aguardo resposta

    Atenciosamente.

    juliana

  • gostaria de saber sobre a p√≠lula sem intervalo e se possivel indique-me alguns momes

  • Gostaria de Saber alguns nomes de Pilulas Contraceptivas de dose ultra-baixa de estr√≥geno para escolher junto com meu m√©dico para mim, obrigado aguardo anciosamente uma resposta.

  • Ola Brunna,
    veja com seu medico as varias opcoes e qual se adequade a voce.

    Obrigada pela visita

    Att
    semprefeminina

  • Oi. eu tomo a pilula minesse e gostaria de saber se √© possivel ter ovula√ß√£o mesmo tomando essa pilula.

  • Ola Andreia,
    Se tomado de forma correta e isso inclui sem esquecimentos,a partir do segundo m√™s poder√° fazer sexo sem camisinha.Os horm√īnios do anticoncepcional “bloqueiam”a ovula√ß√£o.

    Obrigada pela visita

    Att
    semprefeminina

  • Gostaria de Saber alguns nomes de Pilulas Contraceptivas de dose ultra-baixa de estr√≥geno para escolher junto com meu m√©dico para mim, obrigada aguardo anciosamente uma resposta.

  • Ola Raabe,
    Existem vários anticoncepcionais de ultra-baixa dosagem.Veja com seu ginecologista qual é o melhor para você.

    Obrigada pela visita

    Att
    semprefeminina

  • Boa noite!

    Usei durante 06 anos o Implanom, ap√≥s comecei usar o yas, em apenas 03 meses engordei 5 kl…chiiiiiii de 55kl fui para 60kl.

  • Gostaria de saber nomes de contracptivos de ultra dose baixa;pois j√° mudei de pilulas umas 3 vezes e todas indicadas pelo meu medico ainda continuo sentindo enj√īos,dor dr cabe√ßa e tonturas e meu fluxo mentrual √© muito intenso !
    Aguardo resposta

  • Ola Sandra,
    Obrigada pela visita e pelo coment√°rio. Sugiro que marque uma consulta com um ginecologista para analisar o seu caso e se for, trocar de anticoncepcional.

    Atenciosamente,
    semprefeminina

  • Ol√°, boa tarde.
    Eu tomava o anticoncepcional Belara e troquei pelo Diane 35, continuo protegida? O diane 35 engorda?
    Obrigada

  • OI quero voltar a tomar pilula e preciso de alguma dica de qual nome comercial de rem√©dio comprar, eu tenho press√£o alta e por isso fiquei 4 anos sem usar. hoje tenho que voltar a me cuidar denovo e tenho medo de ter os sintomas agravados. agrade√ßo desde j√° o nome pra compra o mais r√°pido possivel.

  • Ola Vanessa,
    A √ļnica pessoa idela para te responder isso √© um ginecologista.Ent√£o marque a consulta para fazer a avalia√ß√£o e te indicar o melhor anticoncepcional.

    Obrigada pela visita

    Att
    semprefeminina

  • Ola, eu gostaria de saber se tomar a pilula de ultra baixa dosagem hormonal no 1¬ļ dia da menstrua√ß√£o e continuar tomando regularmente nos mesmos horarios, eu corro o risco de engravidar mantendo rela√ß√Ķes sem uso de preservativo na primeira cartela?

  • ol√°..

    gostaria de saber se : primera 20 é um
    bom anteconcpcional? e se, é de baixa dozagem?
    e se engorda??
    obg ;) -

  • oi bom dia eu comecei a tomar anticoncepcional triquilar sem ir ao um medico pq todos conhecem os meus pais e eles nao sabem q eu tenho rela√ßoes sexuais com o meu namorado..ja tomei 14 comprimidos da primeira cartela e nao deu nenhum efeito colateral entao √© pq eu devo continuar tomando o triquilar mesmo n√©.? tipo assim o meu organismo aceitou ele entao √© esse o meu anticoncepcional? e com quantos comprimidos tomados do triquilar eu ja posso ter rela√ßao sem camisinha gozando dentro? obrigada aguardo respostas urgente…waleria

  • ola gostaria de saber quais as pirulas de ultra baixa dosagem nao para tomar mas para dizer a minha ginecologista pois ela so quer passar ciclo 21 e eu sei que essa pirula e de media dosagem eu agrade√ßo a sua resposta de vo√ßes estou desesperada pois preciso me proteger obrigada beijos.

  • GOSTARIA DE SABER QUAL ANTICONCEPCIONAL TEM MAIS HORMONIOS?

  • sou casado,homem, quero fazer meus seios crescerem,gostaria de uma sugest√£o de marca para crescer rapido e com alto teor de estrogenos
    enviar para nardinho.sp@bol.com.br

  • gostaria de tomar um anticoncepcional que nao me deixasse t√£o inchada como o ciclo 21 que o bom era que deixava mh pele otima, o que eu compro agora? o medico me receitou artemidis,masi nunca ouvi ninguem dizer que ja tomou.

Post comment