anticoncepcional,beleza, moda, saude, higiene, auto-estima, boa forma, dica dos famosos,nome das famosas,a pirula,vidas de artistas famosos,dia d comprimido

Home » Anticoncepcional » Entenda como funciona a p√≠lula anticoncepcional

 

Entenda como funciona a pílula anticoncepcional

 

 

ad91713374484ce2¬† A p√≠lula anticoncepcional √© composta por dois horm√īnios sint√©ticos, um que imita o Estr√≥geno e outro que imita a Progesterona, que s√£o os horm√īnios naturais da mulher e que controlam o ciclo menstrual e a ovula√ß√£o. Com a administra√ß√£o destes dois horm√īnios sint√©ticos, de forma combinada, tenta-se ‚Äúenganar‚ÄĚ o organismo feminino, para que n√£o se produza aqueles horm√īnios naturais e, assim, a ovula√ß√£o n√£o se fa√ßa. O horm√īnio parecido com o Estr√≥geno chama-se estrog√™nio, e o horm√īnio parecido com a Progesterona chama-se progest√≥geno.

 

¬† No c√©rebro h√° uma gl√Ęndula, a hip√≥fise, que produz alguns horm√īnios (o FSH e o LH) para estimular a produ√ß√£o de horm√īnios do ov√°rio. Estes horm√īnios da hip√≥fise aumentam e diminuem no sangue no decorrer do m√™s e esta oscila√ß√£o faz o ov√°rio produzir o Estr√≥geno e, com a ovula√ß√£o, a Progesterona. Quando os n√≠veis de Estr√≥geno e Progesterona aumentam, os n√≠veis do FSH e LH diminuem, e vice versa. Assim sendo, quando a mulher toma a p√≠lula anticoncepcional, a hip√≥fise entende que j√° h√° horm√īnio suficiente no corpo e deixa de produzir os seus horm√īnios. Com isso, a ovula√ß√£o n√£o se faz e a mulher n√£o tem como engravidar.

 

¬† S√£o v√°rios os tipos de horm√īnios sint√©ticos usados nas p√≠lulas e mais diversas ainda as dosagens utilizadas. Com o decorrer dos anos, as doses foram diminuindo e os compostos, mudando.

A primeira p√≠lula anticoncepcional surgiu em 1960, nos Estados Unidos, com o nome de Enovid, com doses elevadas, tanto de estrog√™nio (150 mg de Mestranol), como de progest√≥geno (9,85 mg de Noretinodrel). Em um ano de uso, foi retirado do mercado, por causa dos v√°rios relatos de tromboembolismo (derrame, trombose em pernas e nos pulm√Ķes). Apesar disso, as pesquisas continuaram e novas formula√ß√Ķes foram descobertas, diminuindo paulatinamente a dose hormonal e, com isso, os efeitos colaterais.

 

¬† J√° no final da d√©cada de 60 surgem as p√≠lulas com Etinilestradiol (EE) como estrog√™nio, com doses de 75 e de 50 mcg, sendo que esta √ļltima dose diminuiu em 25% o risco de tromboembolismo, em rela√ß√£o √†s formula√ß√Ķes anteriores. Como progest√≥geno, surge o Norgestrel. S√£o as p√≠lulas de 2¬™ gera√ß√£o, que finalmente se estabelecem, se mantendo no mercado at√© os dias atuais. Embora com efeitos colaterais menores do que as anteriores, da 1¬™ gera√ß√£o, t√™m mais efeitos do que as mais modernas; no entanto, s√£o mais baratas e, assim, preferidas ainda por muitas usu√°rias.

 

  Na década de 70, surge a chamada 3ª geração de pílulas, agora com 30 mcg de EE, e um novo derivado da progesterona, o levonorgestrel, com melhor absorção intestinal e efeito mais forte, o que permite que se diminua a dose de estrogênio. São as ditas pílulas de baixa dose, que são as pílulas mais usadas hoje, ao lado das antigas pílulas de 2ª geração, com 50 mcg de EE.

 

¬† Grosseiramente falando, o componente estrog√™nico das p√≠lulas √© o respons√°vel pelas complica√ß√Ķes venosas, como o tromboembolismo venoso j√° relatado acima, e sintomas como n√°useas, v√īmitos, dor de cabe√ßa e dor nas mamas. Por outro lado, o componente prosgestog√™nico das p√≠lulas seria o respons√°vel pelas complica√ß√Ķes arteriais, ligadas √† aterosclerose das art√©rias, que leva ao entupimento progressivo dos vasos, com v√°rias complica√ß√Ķes, como o enfarto de mioc√°rdio (ataque card√≠aco), a insufici√™ncia arterial de membros inferiores com m√° circula√ß√£o de sangue, e alguns tipos de derrame cerebral (o acidente vascular cerebral isqu√™mico). Al√©m disso, o progestog√™nio seria respons√°vel tamb√©m por outros sintomas, como o aumento de peso, o incha√ßo, as altera√ß√Ķes de humor e o surgimento de acnes. Para diminuir tais riscos, diminui-se a dose e muda-se o tipo de f√°rmaco. No caso do estrog√™nio, chegou-se a um bom f√°rmaco, o Etinilestradiol, com poucas complica√ß√Ķes, que antes eram muito vistas, e tem se mexido mais na dose, passando de 30 a 15 mcg. No caso do Progest√≥geno, tem-se investigado outros tipos de f√°rmacos, procurando menores complica√ß√Ķes e tamb√©m menos efeitos colaterais.

 

  Assim, na década de 90, surgem novos progestógenos, como o Gestodene, o Desogestrel e, mais no final da década, a Drospirenona. Fármacos estes mais potentes, com melhor controle do ciclo menstrual e endócrino, e menor ação androgênica, diminuindo assim os riscos metabólicos e os sintomas descritos acima.

 

¬† Temos ent√£o, na √ļltima d√©cada do s√©culo XX, o surgimento da 4¬™ gera√ß√£o de p√≠lulas, com compostos progestog√™nicos mais seguros e doses estrog√™nicas ainda menores. Tend√™ncia esta que continuou nos primeiros anos do s√©culo XXI, com diminui√ß√£o das doses. S√£o as p√≠lulas com 20 e 15 mcg de Etinilestradiol, al√©m de Desogestrel 150 mcg ou Gestodeno 75 a 60 mg.

 

  O que se precisa entender em relação a esta evolução da pílula, é que o risco foi sendo trabalhado com o tempo, para maior proteção da usuária, havendo produtos muito diversos, com características e preços também diversos, e que se pode mudar o tipo de pílula utilizado, de acordo com o risco e os sintomas de cada mulher. Assim sendo, não há a melhor pílula, mas sim a pílula mais indicada para cada mulher específica. A prescrição da pílula não é, portanto, nada simples, e necessita da ação especializada do ginecologista que será tanto melhor, quanto mais preparado for o profissional.

 

¬† As complica√ß√Ķes vistas com a p√≠lula est√£o muito relacionadas com o mau uso das mesmas. Neste sentido, √© um absurdo o uso indiscriminado da p√≠lula por mulheres que se orientam com o balconista da farm√°cia. Orientada por eles ou pela amiga, n√£o haveria um uso correto da p√≠lula, sendo a interrup√ß√£o do m√©todo muito freq√ľente, quando pequenas mudan√ßas nos componentes poderiam trazer o bem estar e a efic√°cia que a usu√°ria estava procurando. √Č por isso que se ouve tanto das pacientes: ‚ÄúEu n√£o me dou com a p√≠lula!‚ÄĚ. Quando se pergunta a elas quem as orientou, geralmente a resposta √© ‚ÄúNingu√©m. Fui na farm√°cia e comprei a p√≠lula da minha amiga.‚ÄĚ Espero que fique claro para quem me l√™ que desta forma n√£o h√° como adequar o m√©todo para a paciente e tudo fica inadequado, com um resultado ruim. Assim, com aus√™ncia da orienta√ß√£o m√©dica criteriosa, a p√≠lula fica mal-falada, n√£o por causa dela como m√©todo, mas sim pelo mau uso que se faz dela.

 

Fonte:http://www.drgalletta.com.br/articles.php?id=35&page=8

« »

86 Comments to “Entenda como funciona a p√≠lula anticoncepcional”

  • Minha d√ļvida √© a seguinte:
    Tomo Gracial há 2 anos. Uma vez esqueci um comprimido e li na bula que tinha que tomar os dois no dia seguinte e tal e fiz como orientado. Além disso, tinha que usar outro metodo de barreira por 7 dias. Mas, li em alguns lugares na net que nosso periodo fertil pode durar cerca de 8 dias. Supondo que eu tenha ovulado devido o esquecimento, ou diarreia, ou vomito (ocorrendo 1 só dia, pq mais de 1 a eficacia fica seriamente comprometida), como posso estar protegida depois de 7 dias de novo?

  • H√°! Agora achei uma fonte confiavel…rsrsrs. Sobre a pergunta anterior achei nesse site: http://www.mdsaude.com/2010/06/periodo-fertil-para-engravidar.html
    Ent√£o o √≥vulo sobrevive s√≥ 2 dias no m√°ximo, por isso a prote√ß√£o por 7 dias √© conveniente. Mas se tiverem outra explica√ß√£o, vou adorar saber…hahaha

    Obrigada!

  • minha namorada toma anticoncepional a pouco menos de um mes e transamos sem camisinha, e a menstrua√ßao ta atrasada uns 5 dias √© normal? e quanto tempo depois de come√ßar a tromar podemos ficar tranquilos?

  • Ol√°, adorei o site, muito bom e esclarecedor .
    Gostaria de saber se o uso de outros medicamentos junto com as pilulas anticoncepcionais pode diminuir a efic√°cia dela .. se sim, quais esses medicamentos ?

    Obrigada

  • Ola Lucas,
    Como nem tem um mês que toma anticoncepcional e fez sexo sem camisinha,há possibilidade sim de gravidez pois a eficácia ainda não é garantida.Só é garantida a partir da segunda cartela.Tome a PDS no tempo correto,marque uma consulta com um ginecologista para evr se está tudo ok com você,continue tomando normalmente o anticocnepcional e use camisinha até ir na consulta.

    Obrigada pela visita

    Att
    semprefeminina

  • Ola, gostaria de saber se te risco de gravidez nesse caso:
    tomo anti ja a muitos meses, no mes passado tomei PDS pq fiquei com medo, sei la bateu insegurança, depois continuei minha cartela normalmente. A cartela q eu continuei tem eficacia mesmo depois de ter tomado PDS?

  • Oii .. tive rela√ß√£o na segunda dia 29/11/2010 e esqueci de tomar o anticoncepcional de quarta-feira dia 1/12/2010 que era o penultimo da cartela. Tem risco de gravidez ???

  • Ola…boa noite….primeiramente parabens pelo site..me ajudou mto.

    Eu tomo o anticoncepcional Tantin √† 3 meses….nunca falhei e sempre tomo na hora certa…. as vezes acontece de ter rela√ß√£o sem camisinha….mas meu namorado nao goza dentro..ele tira…. pode ocorrer de acontecer uma gravides??

    Aguardo resposta

  • Hoje tomei a s√©tima pilula da minha segunda cartela de anticoncepcional (Adoless), e meu namorado gozou dentro.
    Tomo todos os dias no mesmo horário, não esqueci nenhuma e, não fiz uso de nenhum antibiótico nesse periodo.
    Corro o risco de gravidez?

  • ola.tomo anticoncepcional selene e e j√° h√° um mes comecei a fazer uso do remedio apevitin bc tem como tirar o efeito do anticoncepcional.deste j√° obrigado.

  • Ol√°! Gotaria de saber apartir d quando eu e minha namorada podemos ter rela√ß√£o sexual, sem risco de ocorrer uma gravidez, depois dela come√ßar a tomar um anticoncepcional? Por exemplo depois de um m√™s, dois meses, etc.
    Obrigado!

  • Que bom, n√£o estava com d√ļvidas em rela√ß√£o a a√ß√£o dos medicamentos contraceptivos, mais confesso que √© genial ler o que j√° se sabe e tamb√©m ler coisas novas, a hist√≥ria de quando surgiu, como as mulheres sofriam pelas dosagens maiores que as atuais,nossa! isso √© realmente fant√°stico.Deixo aqui meus parab√©ns pelos conhecimentos passados a mim e a todos que aqui j√° passarem, muito obrigada mesmo

  • Gostaria de saber se a pessoa que teve convuls√Ķes e toma algum tipo de remedios para convuls√Ķes pode continuar tomando anticoncepcional injet√°vel ou pilulas?

    Aguardo retorno!

  • Eu tomo o a p√≠lula gracial, depois de quantos dias da primeira cartela eu posso ter rela√ß√£o sexual com o meu namorado, a um ano atr√°s eu tomava selene, pois tinha poli cisto devido a minha gastrite tive que parar de tomar ent√£o pelo o que eu lembro a outra doutora que me medicava havia dito pra mim que era depois do 10¬ļ comprimido, √© verdade isso?

    aguardo a resposta !

  • As vezes penso, o nosso Brasil realmente est√° ainda muito a quem de ser um pa√≠s desenvolvido, claro, l√≠ todos os coment√°rio e muito mais sobre o tema, √© ent√£o um pa√≠s de muitas pessoas que n√£o dozam suas paci√™ncias, ingerir medicamentos s√≥ √© realmente aconselhavel quando devidamente prescrito por quem √© habilitado para tal fim, e anteposto a isso, uma s√©rie de ex√Ęmes √© feita para que se constate a real necessidade da subst√Ęncia a ser indicada. Pois bem, se administra medicamento com o objetivo de tratar doen√ßas, logo, engravidar n√£o √©, nunca foi e jamais ser√° doen√ßa, no entanto estamos vendo algumas pessoas querendo assim ficar. Por outro lado, os medicamentos n√£o indicados corretamente, podem causar s√©rios danos √† saude, entretanto uma mulher s√≥ ir√° engravidar quando esse √≥vulo estiver totalmente amadurecido, e isso s√≥ √© poss√≠vel pelo menos de 3 a 5 dias antes da menstrua√ß√£o, e nem sempre mesmo esse √≥vulo estando maduro e pronto pra ser fecundado, isso de fato ocorra, e a menstrua√ß√£o s√≥ ocorre exatamente porque n√£o ouve a fecunda√ß√£o, dai o √≥vulo morre, e ocorre o sangramento e nesse fluxo ele √© lan√ßado para o exterior do corpo da mulher, dai come√ßa-se o mesmo processo dos pr√≥ximos 21 dias e tome comprimido, Pra qu√™? Ent√£o o que leva alguem a ingerir 21 comprimidos religiosamente a cada dia? Sabe, se eu fosse uma mulher casada ou que tivesse vida marital com um homem, ele teria que respeitar minhas limita√ß√Ķes, no entanto minha esposa teve nosso primeiro filho depois de 4 anos de casados, sem nunca tomar se quer um comprimido, bastando apenas recorrer ao m√©todo mais seguro e respeit√°vel no nosso entendimento. O M√ČTODO DA TABELINHA, mais √© neccess√°rio que contenhamos nossos desejos, paci√™ncia e anciedades.

    Um grande abraço a todos os leitore, hoje recebí um presete: o grande numero de comentários que lí, cada um deles muito interessante.

  • MAN√ö veja s√≥, o gozar dentro ou fora, n√£o faz diferen√ßa alguma pois, o espermat√≥zoide √© infinitamente pequeno, e n√£o sai apenas na hora da ejacula√ß√£o, tanto no homem quanto na mulher, antes da penetra√ß√£o de fato, mesmo s√≥ namorando, se acariciando, nossos org√£os genitais se excitam e da√≠ lan√ßam um l√≠quido que serve para facilitar a penetra√ß√£o, no homem, pode ali est√° milhares de espermatoz√≥ides, e estando a mo√ßa em per√≠odo f√©rtil, pode ocorrer a fecunda√ß√£o. Quanto a rigorosidade na ingest√£o do comprimido, no seu caso que se trata de uma mo√ßa ainda n√£o casada, sugiro que continue pois, nessa fase de namoro, as vezes √© dif√≠cil de segurar, mais se puderes se controlar, e controlar seu namorado de 3 a 5 dias antes da menstru√ß√£o, abidique do comprimido, j√° no tocante a camisinha, lhe digo jamais abandone-a, pois ela n√£o evita s√≥ a gravidez indesejada, como tambem qualquer outro tipo de enfermidade de ordem adquirida atrav√©s das rela√ß√Ķes sexuais, as chamadas DST’s. Doen√ßas sexualmente transmiss√≠veis. Espero que a resposta lhe seja √ļtil.

  • Oi, bom dia! Assim, eu tomo t√Ęmisa 20 e ja estou na 3¬™ cartela, nunca falhei e tomo todo dia na mesma hora, transo sem camisinha, e meu namorado goza dentro ( passei a deixar depois que isso aconteceu por acidente e n√£o teve “consequ√™ncias”), e v√°rias pessoas me falaram que n√£o tem problema, mas comecei a tomar a pouco tempo e a gente fica na n√≥ia ne? Afinal crescemos ouvindo que “se gozar dentro engravida”, n√£o tenho coragem de perguntar a meu m√©dico e preciso da resposta de um especialista, n√£o tem problema n√£o n√©?
    Aguardo, ansiosamente, a resposta.

  • Ol√°, tenho 18 anos e comecei a tomar o anticoncepcional Iumi de 24 comprimidos esse m√™s. Comecei no primeiro dia da menstrua√ß√£o e irei emendar as cartelas. Gostaria de saber, se usando a p√≠lula corretamente, poderei ter rela√ß√Ķes sem camisinha a partir do primeiro dia da segunda cartela.

    Obrigada

  • oi meu nome √© bia e tenho umas duvidas tomo anticoncepcional a menos de um mes to quase terminando a primeira cartela do primeiro mes e toda rela√ß√£o que eu tenho com o meu namorado ele acaba gozando dentro tem algum risco de gravidez? aguardo a resposta

  • Ol√°!!
    Primeiramente: adorei o site, muito bom!
    Minha d√ļvida √© a seguinte, tomo p√≠lula a 1 ano e meio mais ou menos, ontem comecei outra cartelinha como sempre, logo ap√≥s (5 horas) da 1¬™ pilula tive rela√ß√Ķes sem camisinha e n√£o houve ejacula√ß√£o dentro da vagina. Corro o risco de engravidar devido ao pouco tempo protegida, ou seja somente 5 horas?? Quanto tempo demora pra que a pilula tenha seu efeito protetivo?? H√° a necessidade de tomar a p√≠lula do dia seguinte??
    Obrigada!

  • ol√° uso o anticoncepcional todos os dias no mesmo hor√°rio, a cartela √© de 22 comprimidos e paro 6 dias para a mestrua√ß√£o descer, existe algum risco para eu engravidar nesse periodo?

  • Minha namorada tomou anticoncepcional por uma semana,s√≥ que n√£o come√ßou no primeiro dia da menstrua√ß√£o,ontem fizemos sexo sem o uso de preservativo,gostaria de saber qual a porcentagem mais ou menos do anticoncepcional em rela√ß√£o a efetividade em n√£o engravidar.

  • oii eu tomo ciclo 21 mas eu fikei com meu namorado sem camisinha mas eu tomei a p√≠lula, no outro dia eu tomei amoxilina …a a possibilidade de eu engravidar ..eu to com medo.

  • oii eu tomo ciclo 21 mas eu fikei com meu namorado sem camisinha mas eu tomei a p√≠lula, no outro dia eu tomei amoxilina …a a possibilidade de eu engravidar ..eu to com medo.ah a minha mestrua√ß√£o ainda n√£o veio.

  • adorei o site √© muito bom, estava fazendo um trabalho e presisava saber como os hormonios atuam no corpo feminino, muito obrigado Isadora.

  • minha namo trocou de anti e faz 20 dias que esta usando o novo a gente teve rela√ßao com camisinha ai depois de umas 6 horas sem camisinha ai nao gozei dentro mas apareceu uma meleca amarela sera que ela pode engravidar sera que e minha essa meleca ou dela aguardo resposta no email

  • Ol√°

    Tomava a injeção para não menstruar a cada 3 meses , a qual está em falta nas farmácias em geral .
    Tenho ov√°rio policistico , tive um mioma e esse desapareceu. Tomei por mais de 1 ano. Mas como efeito colateral emagreci muito …fora que j√° sou muito magra. Minha tpm sem mentruar tbm sumiu .
    Pergunta e agora … qual pirula te a mesma indica√ß√£o ?

  • OLA BOM DIA,

    FIZ CONSULTA GINECOLOGICA E A MEDICA ME RECEITOU UM ANTI CONCEPCIONAL, VOU INICIAR O USO DESSE ANTI CONCEPCIONAL AGORA MAS GOSTARIA DE SABER APOS QUANTO TEMPO DE USO DO ANTICONCEPCIONAL POSSO TER RELA√á√ēES SEXUAIS?

  • De uma lida!

  • Bom Dia!

    Gostei muito desse site, tanto as perguntas como o texto.
    Gostaria de saber se tomando a pilula anticoncepcional e ter relação sexual e o namorado gozar dentro tem algum risco?
    Gostaria também que vocês mandassem novidades por e- mail.

    Obrigado!

  • eu tenho 21 anos eu nunca mestruei a minha medica me receitou o remedio estrogenio conjugado se eu toma tudo direitinho eu posso mestruar e engravidar

  • Bom dia!!
    Adorei o site, achei por acaso, pesquisando e tentando tirar algumas duvidas!!!
    Gostaria de aproveitar e tirar uma duvida, tomo anticoncepcional ha mais ou menos dois anos, tive relaçoes sem camisinha e nao teve ejaculaçao dentro, estou no primeiro dia da minha pausa, ha risco de engravida???
    tomo a anticoncepcional certinho, todos os dias no mesmo horario (só alguns poucos dias é que atrasei alguns minutos na tomada, tipo meia hora)
    A eficiencia do anticoncepcional é segura mesmo??
    obs: estou tomando florais isso muda algo no efeito?
    Obrigado!!!!

  • boa tarde!quero saber se a pessoa tomar o anti… hj pode ter rela√ß√£o sexual amanha

  • Ola! Gostaria de lhe fazer uma pergunta! Estou na minha segunda cartela de tamisa 20! Tomei corretamente a primeira, parei os 7 dias, e no sabado iniciei a segunda! No segundo comprimido da segunda cartela transei sem camisinha,ele nao gosou dentro! Porem gostaria de saber se corro risco de engravidar?
    Beijos e obrigada!

  • Ooiie…..adorei mto o site.
    Gostaria de saber se eu tenho risco d estar gravida poid quando comecei a tomar a pilula dois dias depois eu tive relacoes sexuais mais o meu parceiro usou camisinha…agora q acabei de tomar as pilulas ja faz 5 dia e a minha menstruacao ainda nao veio…
    Por favor preciso a sua ajuda.
    Obrigada

  • Ol√°, estou tomando a minha 1¬™ cartela do Selene, mais transei com o meu namorado sem camisinha quando faltavam 9 pilulas para acabar a primeira cartela… O perigo de eu engravidar √© muito grande?

Post comment